INE assina Protocolo de colaboração com a Universidade de Santiago

O INE assinou, no dia 14 de junho, um protocolo de colaboração com a Universidade de Santiago. A assinatura teve lugar nessa Universidade de Santiago e contou com a presença do Sr. Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges e do Sr. Magnifico Reitor da Universidade de Santiago, Doutor Gabriel Fernandes.

O objetivo do protocolo é de promover a articulação entre as partes no desenvolvimento de projetos de formação e desenvolvimento profissional; de reforçar o desenvolvimento da produção, disseminação, análise e utilização científica da informação estatística nas duas instituições públicas; promover a investigação científica e aplicada, assim como promover o desenvolvimento da produção estatística e a utilização do mesmo no processo decisório das instituições públicas e privadas e  por fim promover a literacia estatística no seio da comunidade académica.

O Sr. Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, na sua intervenção salientou que com este protocolo irá apoiar a investigação cientifica em Cabo Verde “queremos facultar às universidades, escolas, investigadores, alunos tudo aquilo que nós produzimos, criando um espaço à academia cabo-verdiana no acesso aos dados estatísticos.

Solicitou ainda o apoio das Universidades no que se refere ao Grupo Praia, em Estatísticas da Governança, porque trata-se de um compromisso internacional que o país assumiu em 2015 (Produção do Manual metodológico em Estatísticas da governança) a ser apresentado em 2020 na comissão das Nações Unidas que é um projeto muito importante para Cabo verde. Onde queremos que as universidades estejam connosco nesse desafio internacional de apresentar em 2020 um Manual de Referencia sobre as Estatisticas de governança a nível mundial.

Segundo o Magnifico Reitor, Doutor Gabriel Fernandes, “gostaria que este protocolo pudesse propiciar aos nossos estudantes um ambiente de pesquisa a partir de tudo o que existe. A nossa ideia é envolver esta instituição, por forma a que tudo o que tenha sido produzido sobre Cabo Verde esteja disponível aos nossos estudantes. Da nossa parte tudo faremos para que os dados produzidos tenham uma sequência, tenham tratamentos e sejam aproveitados para o reforço das competências investigativas, contribuindo assim para o avanço socioeconómico do país”. O mesmo aceitou o desejo de participar no Grupo Praia em Estatísticas da Governança.

DSCF2989 DSCF3028 DSCF3044 DSCF3068 DSCF3079



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados